segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Aprendendo a compartir

A melhor forma de ensinar seu filho a dividir é através do exemplo. Criança copia tudo, então mostre a ela como você faz. Divida sua comida e explique que esta divindo, divida o tempo com algum objeto (controle remoto?) entre você e seu parceiro, e mostre o que estão fazendo. Bebês ficam anciosos ao compartir porque acham que vão perder o brinquedo para sempre - algumas lágrimas vão rolar até eles entenderem a prática. Encontrei essa divisão de “fases” do aprendizado, que achei bem próxima ao que aconteceu com o Luka:

Fases: 0 a 1 ½ - nao entende nada e brinca sozinho,

2 a 2 ½ - brinca ao lado e começa a entender um pouco sobre dividir (você precisa ajudar),

2 ½ a 3 começa a interagir e talvez dividir um pouco por vontade própria,

4 a 5 , adora os amiguinhos, brinca junto contente e divide.

Dica: use um alarme de cozinha para marcar o tempo de divisão, tipo 2min cada um, e se não dividirem bonitinhos, use o alarme para o castigo deixando o brinquedo ficar 2min sem ninguém usar.

Faça o melhor que você puder para ensinar, mas se sua criança pequena não divide não fique muito preocupada, é porque ela não está pronta ainda, e não necessariamente porque essa é sua personalidade, ou porque isso reflete a maneira como você educa. Dizem os psicólogos que forçar e punir não adianta. O que eu fazia com o Luka quando ele não queria dividir era pegar outro brinquedo e “fazer” ele mais interessante, distraindo seu foco, ou o do amiguinho. Ou então guardar o brinquedo mais polémico.

Outra dica, quando o Luka ficou maiorzinho e recebia visitas, sempre perguntei antes de receber quais brinquedos eram especiais e ele não queria dividir, explicava que ele não precisava dividir tudo porque os brinquedos eram dele, mas que os que ficassem expostos seriam divididos, e o que ele não quisesse guardaríamos para ele brincar depois sozinho. Hoje, aos 3 anos, ainda acontecem alguns momentos de disputa em que tenho que interferir, mas ele divide muito bem. Inclusive no seu aniversário, quando recebeu vários amigos, perguntei o que queria guardar e ele não quis guardar nada, nem mesmo os presentes novos que havia recebido pela manhã, estava disposto a dividir tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário