domingo, 19 de agosto de 2012

IPad na igreja?

Hoje fiquei incomodada na igreja ao ver uma menina sentada à minha frente, de cerca de 7 anos, jogando no IPad da sua mãe, sentada ao seu lado, enquanto sua irmã menor se concentrava em uma revistinha de cruzadas e outros jogos. Outro dia vi crianças praticamente deitadas nos bancos, com livros de desenhos e lápiz de cores. Sei que as crianças não tem muita paciência na igreja, não entendem quase nada e não sabem por quê estão ali, mas distrair com joguinhos será a solução? Achei uma falta de respeito e educação, e não gosto de ficar julgando a criação que outras famílias dão para os seus filhos, mas não posso evitar de questionar a habilidade dessa mãe de explicar, convencer ou até impor um comportamento adequado. Adequado, definição social e pessoal. Para a sociedade, creio que o esperado é o silêncio, e isso é só o que parece importar aos ingleses. Para mim, adequado é que as crianças aprendam a observar, a escutar, a concentrar-se, a respeitar o ambiente. Não estão prestando atenção? Não importa. Estão aprendendo comportamento social de uma situação especifica. Se os pais acho que isso não é importante, para quê levar os pequenos à igreja?

Aqui na Inglaterra, não sei se todas as igrejas mas acredito que na maioria delas, as crianças não participam de toda a cerimônia religiosa. Logo no começo, o padre os convida a dirigirem-se ao altar e os abençoa, para em seguida acompanharem uma pessoa a um hall adjacente, onde é lida e discutida uma passagem da Bíblia, e depois as crianças ficam livres para desenhar ou pintar algo relacionado ao tema conversado, voltando à igreja no momento da comunhão. Como estamos no período de férias escolares de verão, essas atividades estão suspensas e a missa anda bastante barulhenta! Poucas vezes levo o Luka comigo, porque sei que é difícil para ele passar um longo tempo de senta-levanta, olhando para as paredes e pessoas, ele ainda é muito novo, e se o levo para o hall acabo perdendo a missa inteira, porque tenho que ficar junto. As crianças maiores já ficam sozinhas, e ele vai ficar quando estiver preparado, até porque a partir de set/13 passará a frequentar a escola católica da qual pertence esta igreja onde vamos, e certamente terá coleguinhas participando do culto, fazendo companhia uns aos outros. Mas se o Luka fica na igreja comigo, explico que ele deve ficar quieto e esperar acabar, e antes de começar a missa conto alguma historinha sobre Jesus por exemplo e mostro uma figura nas paredes, para ele ficar olhando e pensando (funciona!). Se ele começa a agitar, dou uma olhada fria e de reprovação e ele para imediatamente – meu pai fazia isso, até hoje faz! e sei na alma que esse olhar é pior que tapa! Luka se comporta tão bem que até faz sinal de silêncio para outras crianças que fazem barulho! Algumas semanas atrás uma senhora veio até meu carro para comentar como estava admirada com o comportamento dele, fiquei toooooda orgulhosa! Mas se o Luka não fosse assim, não o levaria com frequência para não fazê-lo detestar a igreja e não incomodar os outros fiéis. Isso porque ele tem 3 anos, se fosse da idade da menina com o IPad definitivamente já estaria grandinho o suficiente para entender e respeitar sem precisar de distrações.

Um comentário:

  1. Q lindo Luka! e kkkkkk conheço bem essas olhadas frias, minha mãe era craque kkk!

    ResponderExcluir