domingo, 5 de agosto de 2012

O mundo infantil através do design (muito interessante!) - exibição do MoMA

Gosto de entrar em sites de museus porque muitos propõe atividades online para as crianças, como artísticas, intelectuais, ou jogos. Foi assim que descobri essa exibição super interessante no MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque): Century of the Child: Growing by Design (1900 – 2000), que significa Século da Criança: Crescendo com (ou através do) Design.
 
A exibição provoca análises sobre a relação do desenvolvimento da nossa sociedade através dos estímulos visuais do mundo infantil, e de maneira reversa, da evolução do design em resposta à evolução social. Mas fora o bláblálá intelectual, gostoso mesmo é ficar imaginando a molecada em 1920 brincando com aquelas casinhas, igrejas, pessoas e trens de madeira, e tentar comparar com a maneira como o meu filho brinca hoje com brinquedos similares (adoro brinquedos vintage de madeira, lindos e duráveis). Ou nos anos 70, com espaçonaves e roupas de astronautas, contemporâneos à chegada à Lua, quando os astronautas eram grandes heróis e pairava no ar o espírito da Guerra Fria. Hoje o Luka adora se vestir de Buzz Lightyear, do filme Toy Story, mas a representação do herói não tem o mesmo fascínio, suponho.

A exibição não trata apenas de brinquedos, mas também da arquitetura de escolas e pátios de lazer, hospitais infantis, equipamentos de segurança, design de móveis, livros, desenhos animados, jogos e roupas. Nunca havia parado para pensar em como a organização e o estímulo visual da arquitetura e design de uma escola tem parte ativa na formação cognitiva e social da criança. Não sei colocar em palavras o que estou pensando, nem minhas interpretações abstratas de minhas memorias infantis e adolescentes, mas certamente existe diferença entre a minha primeira escola, no interior do Rio Grande do Sul (Centro Educacional São José, em Erechim) e as outras 2 escolas em que estudei, no Mato Grosso (Jean Piaget e Khalil Zaher, em Rondonopolis) -diferença física, estrutural, sim, mas diferença de ambiente de forma psicológica e comportamental também. Alguém está entendendo o que quero dizer? Agora imagina isso com uma diferença de 60, 80 ou 100 anos!

Enfim, acho que essa experiência é pessoal, e cada pessoa vai reagir de acordo com a sua história ao ver a exibição- que vai até o dia 5 de novembro, mas para a maioria de nós que não poderá comparecer, aqui vai o link, com imagens e textos em inglês



Traduzo livremente uma parte da introdução publicada no site:
“Em 1900, o livro “Século da Criança”, da designer reformista e teórica social sueca Ellen Key, previu que o século XX seria uma período de foco intensificado e pensamento progressivo em relação aos direitos, desenvolvimento e bem-estar das crianças, como interesses da maior importância para toda a sociedade. Insipirados por Key – e considerando o século XX 100 anos após a sua previsão –essa exibição vai examinar visões individuais e coletivas do mundo material infantil, de sonhos utópicos para os “cidadãos do futuro” até as escuras realidades de conflitos políticos e exploração.”

 No MoMA - Construções: 1913 - 1914, por Lyonel Feininger (americano)
No MoMA - Vila com numeros: 1928, por Joaquín-Torres García (uruguaio)

 Luka, aos 2 anos, brincando com seus trens e vila de madeira






 Diversos brinquedos de madeira (acima) vendidos atualmente na Inglaterra

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