terça-feira, 29 de maio de 2012

Criança nua em público, pode?

Finalmente chegou o verão na Inglaterra. Semana passada, temperaturas de 27 graus na minha região provocaram uma epidemia de simpatia. O povo inglês tem fama de ser frio e sério, só pode ser devido ao cinza que toma conta do céu a maior parte do tempo. É só fazer um calor desses e todo mundo é seu melhor amigo, tudo é alegria. Realmente, é compreensível. A Inglaterra fica muito linda na primavera/verão. Muito verde, muitas flores, arquitetura invejável, ruas limpas, arzinho fresco... e o povo saltitante na rua, saindo com o cachorro para passear, levando pão aos patos nos rios e lagos, jogging, fazendo picnic, andando de bicicleta… O sol se põe lá pelas 10 da noite, quem trabalha ainda consegue aproveitar a beleza do céu azul por algumas horas, seja nas ruas ou nos pubs. Não sei se é assim porque moro ao lado do Tâmisa, ou se é assim por toda a parte, mas acredito que seja geral.

Enfim, o que eu vim contar hoje é que, como fazia tanto calor, parecia que todo mundo estava de férias, e eu e Luka aproveitamos para brincar na piscina todas as tardes, uma raridade por aqui… Luka adora brincar com água, e adora brincar pelado, impossível evitar que tire a sunga quando decide. Em um desses dias, fomos visitar uma amiga inglesa que tem 2 filhas pequenas, e na verdade foi a menina dela a primeira a tirar o maiô, dando a idéia para o Luka. Eu não me importei porque sabia que minha amiga também não se importava, e eles ficaram felizes brincando por horas, super inocentes, livres e puros, sem jamais questionar sobre partes do corpo.

No mesmo dia, em casa, vi uma discussão num site daqui da maior revista de mamãe-bebê sobre deixar os filhos brincarem pelados. A maioria das mulheres concordavam que não é boa idéia por causa do perigo de pedófilos estarem por perto e a facilidade de fazerem videos/fotos discretamente com um telefone. Algumas corajosas enfrentaram a opinião da massa e defenderam a liberdade do nú, argumentando que não podemos deixar de viver a vida por medo de maldades. Eu sou daquelas que acredita que a ocasião cria a regra. Acho que geralmente temos uma noção do ambiente em que estamos para julgar o que é ou não apropriado. No jardim de casa, onde os vizinhos enxergam tudo, para mim pode, na presença de amigos ou não (quem já veio para cá sabe como as casas são grudadinhas umas nas outras e na maioria se enxerga tudo). Nunca fui na praia com o Luka que estivesse calor pra usar biquini/sunga, mas acredito que se fosse uma praia bem cheia eu acharia incoveniente, e se fosse mais privada, tipo praia de condominio ou hotel, talvez eu deixaria. Piscina do prédio? Não sei, mas depende o prédio, depende dos vizinhos e de quem está na volta. E de novo, insisto, o que é bom para mim pode não ser bom para você. Outro detalhe é que tenho um menino, talvez com uma menina eu seria um pouco mais preocupada em preservar a intimidade dela. (Minha sobrinha tem quase 2 anos e odeia roupa, onde chega começa a tirar, impossível usar a razão, a chantagem ou o castigo com ela, que não entende, injusto julgar a pobre da mãe que não consegue manter a menina vestida!) 

Na casa da minha amiga, fiquei muito à vontade. Inclusive, o marido dela é policial (que poderia ser um pouco mais restritivo), estava junto e não se importou. Todos nós concordamos que é mais saudável deixar a criança se sentir livre e solta do que começar a criar um monte de dúvidas na sua cabeça sobre sua sexualidade - cedo demais, e pior, fazer com que se sinta envergonhada de seu corpo. Até (atirem as pedras!!) tirei fotos, das quais tenho certeza de que as crianças vão sentir vergonha quando crescerem! Não vou revelar nem mostrar para estranhos, muito menos publicar na internet, será apenas um registro para a história do meu filho.

(Por falar nisso, acabo de lembrar, aqui na Inglaterra, se você revelar fotos de crianças nuas, a loja onde você fez o serviço tem a obrigação de contar para policia, se não me engano pegam o seu nome, endereço, etc para registro.)

A propósito, pelado ou não, cheio de protetor solar!


2 comentários:

  1. esse conceito de nudez infantil e tão velho, vocês falam como se fossem uma novidade EXTRAORDINÁRIA , a revolução sexual dos anos 60 e 70, atravessando os anos 80 tentaram criar na sociedade mundial um novo conceito, o conceito da nudez inocente ingenua sem maldade, o intuito desse novo conceito era abrir uma nova visão já que antes desse período os pais corriam com um amontoado de roupa ou batiam nas crianças para evitar a nudez, com isso surgia as acusações de alguns segmentos de hippies que seus antigos pais reprimiam sexualmente as crianças criando adulto com problemas sexuais, esse grupo social pregava se a criança quer tirar a roupa por quer não , o lema era deixar a pobre da criança se divertir, o grupo social dizia que quem se importa ou tem algum grilo com uma criança nua e porque tinha algum problema sexual, muitos pais daquela época não gostavam dessa menção , inventavam um monte de desculpa , tanto que essa revolução sexual condena a mãe que faz de tudo para colocar uma roupa na criança se a criança não quer não gosta, para derrubar regras que consideravam arcaicas, eles próprios começaram a levar os filhos de 2 anos de idade para andarem nus em praias ou ate mesmo dentro de casa, tentando mostrar que estavam certos em sua filosofias de vida, tanto que o cantor Paul McCartney deixava alguns de seus filhos ficarem nus em casa, tanto que em exposição existem fotos em que uma de suas filhas aprecem nua no colo, outra associação que a nudez infantil acabou ganhando foi a pobreza , muitos moradores de lugares pobres ou com infra instrutura precária deixam algumas crianças andarem nuas.

    nova aria da psicologia a sexologia

    hoje com de uma nova aria da psicologia, a sexologia , recomenda aos pais que nunca use chantagem ou o castigo para impedir que os filhos andem nus, o máximo que a sexologia que recomenda é, que os pais converse e oriente a criança se nunca surtir efeito negocie com a criança , sem tirar esse habito , o que se recomenda e adaptar o habito da criança , o seja se sua sobrinha tem quase 2 anos , que não quer saber de roupa o melhor e deixar em casa praticando, a negociação e importante para evitar que a criança tenha esse comportamento em lugares incovenientes , lembrando que a criança vive a fase genital ate os 6 anos, por causa da fase genital que pode acompanhar com atos de nudez , não se recomenda bater porque pode ocasionar distúrbios sexual na vida adulta, oque se aconselhar na psicologia com relação a sua sobrinha e que tenha muito paciência, e muita negociação a mãe da menina só pode fazer isso,lembrando que nem toda fase genital e acompanhada desse tipo de habito, e nem toda criança que vive essa fazer vai viver esse período de nudez somente com 2 anos , tem criança que ficam com esse habito de anda nu dos 2 ate os 4 anos , tem criança que vai 2 ate os 5 anos, ainda existem crianças que param de anda nuas quando chegam aos três anos . lembrando que esse comportamento pode passar da fase genital, virando um costume se vira um costume a medida e a negociação, que não é impedira a criança de anda nua , combinar com a criança para evitar lugares inconvenientes .

    ResponderExcluir
  2. Querido(a) anonimo(a), obrigada por compartir sua opiniao e informacoes. O conceito de nudez infantil com certeza nao eh novidade, mas acredito que para a maioria das maes de primeira viagem, quando se trata da sua propria crianca, eh fato extraordinario, assim como lidar com choro, com colica, com gripe ou mau comportamento, por exemplo, tudo isso acontece desde sempre, mas como lidar como NOSSOS filhos eh novidade. E a mudanca dos tempos requer novos pensamentos e atitudes, assim como a discussao da liberdade sexual dos anos 60 e 70, hoje discutimos a pedofilia (nao por ser mais frequente mas por ser mais noticiada) e a falta de privacidade no mundo virtual, o que eu acredito ser o problema avaliado.
    Obrigada pelas dicas sobre minha sobrinha, ja se passou um tempo desde que postei o texto e hoje ela ja esta bem melhor, acredito que por estar aprendendo a usar o pinico, eu pessoalmente sempre disse a minha cunhada que a menina nao gostava de fralda mas ela estava ignorando, eu acho que ela queria tirar a roupa para chamar atencao para isso, agora melhorou. Nem eu, nem minha cunhada nunca batemos em nossos filhos, nem tapa na mao, e espero nunca precisar!) e nunca colocamos de castigo por tirar a roupa, quando escrevi que nao podemos usar chantagem e castigo com ela era de forma geral, inclusive para quando ela batia em alguem por exemplo, porque ela ainda nao entendia). Na verdade a minha cunhada nunca se importou com ela tirando a roupa - dentro de casa, a preocupacao era mais por um acidente com o carpete do que pela nudez em si! Agora chantagem eh uma palavra delicada, qual o limite entre chantagem e negociacao com uma crianca?

    ResponderExcluir