sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Meu filho não é mais anti-social!!

Durante muito tempo, fiquei pensando e analizando se meu filho era um desses meninos chatos, mimados, daqueles que só os pais não enxergam a chatice. Mas definitivamente, agora tenho certeza de que ele não é. Recentemente, passou a ser bastante sociável e perdeu muito da timidez que tinha antes. Timidez na verdade era o que eu pensava ver, o que ele sofria mesmo era de insegurança. Está superando a fase, e agora busca crianças para brincar, interage, convida, propõe brincadeiras, enfim, se mistura!

Acredito que existem vários fatores que contribuem para a descoberta da sua auto-confiança: primeiro, a idade mesmo, o desenvolvimento do corpo e do cerebro – agora ele “sabe brincar”. Depois, o fato de eu ter sempre insistido e me esforçado para que ele encontrasse outras crianças. O que aqui na Inglaterra é muito fácil, porque tem muitos lugares e atividades para frequentar, mas também muito difícil, porque as mulheres (em todo o lugar do mundo??) se fecham em seus círculos de amizade. Mas paciência, nunca precisei publicar um anúncio de “precisa-se de amiguinhos”, e apesar de poucas, contruí ótimas amizades com mães que conheci em lugares aleatórios como no curso pré-natal, o parque e o baby gym. Enfim, Luka tem amiguinhos para encontrar no playground, para visitar, para convidar para almoço, para fazer passeios divertidos, e para convidar para festinha de aniversário! No começo, ele não gostava de dividir, batia, não queria brincar, se eu falasse “a Lily vem brincar aqui hoje”, ele respondia “eu não quero que a Lily venha na minha casa”. Se estivéssemos no parque e houvesse outras crianças no escorregador, por exemplo, ele não ia, ficava esperando até ficar vazio, e assim andava de brinquedo em brinquedo, sempre procurando os vazios. 

O último e, acredito, o principal motivo para a auto-confiança, foi a escolinha, onde aprendeu a dividir o espaço, a atenção, os brinquedos e a diversão. No mês de junho, depois de 10 meses de frequencia, a professora dele comentou o quanto ele havia desenvolvido, e como estava conversador com os coleguinhas, e construindo amizades. Luka foi sempre bastante conversador dentro de casa, desde os 15 meses, mas na escolinha só abria a boca para cantar (ele adoooora!) ou responder perguntas diretas. Fiquei tão contente com o progresso, demorou mas desencantou! E a coordenadora explicou que, após as férias de verão (julho e agosto) as crianças retornam muito mais confiantes, entendendo que são as “veteranas” e agindo com mais “maturidade”, já que novas irão iniciar, algumas menores de 3 anos, como foi com o Luka.

Com tudo isso, hoje, o Luka salta de alegria quando recebe visitas e fica super ancioso quando sabe que vai passear na casa de alguém. Se tem um brinquedo, oferece aos outros, mesmo que sejam estranhos no parque. Nas últimas duas vezes que fomos ao parque, foi ele quem agregrou as crianças para brincarem de piratas protegendo o tesouro que o Capitão Gancho queria roubar. Corria, gritava, delegava identidades e funções, se divertia tremendamente. Em poucos minutos, parecia nem lembrar que eu estava ali! Não fique surpresa se no futuro eu vier escrever um texto chorando as mágoas porque meu filho não quer mais brincar comigo! Depois que todas as crianças foram embora, ficamos só nós 2, e apareceu outra menina, de 4 anos, com o pai ou avô. Luka convidava para brincar e ela ignorava ou dizia que não. Ela subia na rotatória, Luka seguia, ela descia. Luka descia, ela voltava. Igualzinha ao Luka de 1 ano atrás. Fiquei pensando, que menina chata mimada. Depois, lembrei de como o Luka teve oportunidades para aprender a socializar, talvez ela não tenha tido ainda, ou simplesmente já entrou na fase em que só gosta de brincar com outras meninas. De qualquer maneira, evitar julgar e afastar a tentação de criticar a criação dos outros é o meu aprendizado diário.

Mas enfim, além dele, também eu me sinto bastante mais confiante agora, vendo meu filho crescer de maneira saudável e equilibrada, com muita educação, afeto e respeito. Orgulho da mummy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário