domingo, 23 de setembro de 2012

Fase: meu filho (3 anos) começou a falar como bebê de novo


Pouco antes de completar 3 anos, o Luka assistiu Toy Story do começo ao fim pela primeira vez (antes ele tinha medo e quando o Sid aparecia ele desligava a TV!). Foi quando a brincadeira favorita passou a ser ele pretendendo ser o Andy, e eu a irmãzinha Molly. Então ele ficava me orientando sobre o que eu deveria dizer e como agir, e a maioria disso era gu-gu. O Luka entrou tanto na brincadeira que eu acho que por um tempo ele esqueceu o seu nome verdadeiro, e o meu também. Na rua, no supermercado, na escola, ele me chamava de Molly tão naturalmente que eu já respondia sem me dar conta.
No último mês ele tem deixado esse teatrinho bastante de lado, mas começou com uma novidade: está falando como bebê, fingindo chorar como bebê, agindo como bebê e pedindo colo o tempo todo. Irritante. Não sei se é coincidência mas foi a partir de que voltou de férias para a escolinha. Primeiro eu entrava na brincadeira, até que, depois de 1 semana de aula, ele fez cocô na calça. Nesse dia eu descobri que ele não usa o banheiro da escola, espera até chegar em casa, as professoras não se deram conta porque a maioria das crianças vai sozinha sem pedir ajuda, e porque antes ele ficava poucas horas, e agora fica um tempo longo. Enfim, nesse dia eu expliquei que ele é um menino grande e que bebês fazem cocô na calça. Pronto, passou o dia se comportando como bebê, tipo se justificando. E desde então, age assim. Começou a incomodar, resolvi pesquisar na internet para ver se outras mães contam historias semelhantes. Eu já sabia que o comportamento seria esperado com uma nova gravidez ou quando existe um irmãozinho mais novo, mas não é o caso. Algumas mães contam que algumas crianças “sentem” que a mãe esta grávida antes mesmo de ela saber. Mas eu uso DIU, então essa explicação não me serve. Li alguns depoimentos de mães vivenciando situações parecidas, mas quase todas tem outro bebê na casa. Em sites especializados, li que é uma fase, que tem a ver com o gosto pelo faz de conta, que ele escolhem personagens diferentes em fases diferentes, e que deve passar logo. Assim espero. O que tenho feito é interagir um pouco e às vezes dar uma cutucada do tipo “ei, você não pode sentar aí, é só para menino grande, bebê usa o pinico”, ou “ bebê não pode comer chocolate”, “bebê não pode mexer com tinta” etc. Funciona no momento, depois volta tudo. Paciência é a virtude que te peço, Senhor! (Bom, diz que se você pede por alguma coisa, nesse caso a paciência, Deus te dá oportunidades para aprender e exercitar a paciência…)

Outro conselho que li no babycenter e achei interessante foi o de inventar uma historinha de um menino que começou a agir como bebê e diversas coisas aconteceram com ele por causa disso, ressaltando pontos negativos. Sem assustar e traumatizar a criança, por favor! Vou tentar…

Daqui a alguns dias volto a contar a evolução dessa fase. Se alguém puder contribuir com dicas fico muito agradecida!!


Um comentário:

  1. Pouco mais de 2 semanas depois deste post, Luka ja nao fala como bebe o tempo todo, apenas quando quer algo e esta muito cansado. Ufa, foi uma fase chata, mas rapida. Na semana passada ele teve mais um acidente nas calcas na escolinha, 2 vezes no mesmo dia! porque nao quer usar o banheiro la, e naquele dia ficou falando como bebe de novo, mas logo passou. Sobre ele nao querer usar o banheiro, conversamos com a professora e vamos comprar um daqueles assentos portateis que encaixa no vaso, algo azul, da disney, que vai ser o assento "especial" dele, assim quando quiser ir ao banheiro talvez ele se sinta mais a vontade.

    ResponderExcluir