domingo, 22 de julho de 2012

Não é fácil ou eu complico?

Alimentar criança é o mais comum dos testes à paciência materna. Luka agora aprendeu que se ele se sentir mal eu não insisto para que ele coma, então passou a, propositadamente, provocar o vômito.

A última refeição que cozinhei foi, a pedido dele, espaguete. Com brócoli, porque sempre coloco alguma verdura em todos os pratos. Mas tive a idéia (absurda - ?!?) de colocar queijo no prato. Pasta e queijo?? Estou louca? Pois é, acho que na cabeça do meu filho foi mais ou menos esse o pensamento. O queijo derreteu um pouco e grudou no espaguete, e ele não gosta de molhos e misturas, tem que ser tudo meio sem graça mesmo. Comeu um pouco e começou a encenar que estava com ânsia. Falei que não era verdade e ele respondeu que não gostava do queijo. Lá estava eu, mãe bobona, retirando o queijo de fio por fio de espaguete e colocando um por um na boca dele. Comeu tudo. Missão cumprida, estava me achando a mais esperta das bobonas. 5 segundos depois, vomitou TUDO no prato. Eeeeeeeeecaaaaaaaaaa. Menos de 5 segundos depois de terminar o processo fedorento e nojento, com a maior naturalidade e senso de vitória, virou para mim e perguntou “posso comer meu chocolate agora?” (ele ganhou um chocolate e eu falei que só comeria depois do almoço). 1 a 0 para o menino de 3 anos. Não é a primeira vez que acontece de eu insistir para que ele coma e ele acabar vomitando, vivo aprendendo e desaprendendo essa lição. Mas agora a regra das refeições é simples: não quer o que tem no prato e não há outra opção, vai ficar sem comida e sem sobremesa e lanchinhos, só frutas ou leite. Talvez eu deva escrever isso num papel e grudar na geladeira, para refrescar minha memória a cada dia.

Acabo de lembrar de uma amiga inglesa que tem um mural na cozinha com calendário, tarefas, e várias listas. A-do-ro listas, mas essa me supera, de longe. Lista de pratos a cozinhar pela primeira vez, lista de atividades para entreter o filho, lista de compras, lista de DEVERES + NÃO PODE: Guardar brinquedos antes de dormir. Chocolate só 1 vez por semana. Falar por favor e obrigada. Não pode usar chupeta fora da cama. Não pode levar comida na sala. Não pode levar brinquedos na sala de TV. Etc etc. Perguntei se a lista era para o marido e familiares quando ela não estava em casa. Ela respondeu que a lista era para ela mesma, porque a fazia lembrar e cumprir, se estava ali escrito era lei. Interessante comprometimento. Descobri que funciona comigo também. Algumas de nós somos assim, precisamos establecer regras concretas, públicas e registradas para não deixarmos nossos pensamentos, sentimentos e humor complicarem o que é simples.

2 comentários:

  1. Ai Bah amiga, morri de rir do queijo kkkkkkk. Nao preciso nem falar que eu amei o sistema da sua amiga, kkkkk, adoro uma lista! Certeza q a minha um dia existira e sera color coded e tudo! Saudadeeeeee te amo bjo

    ResponderExcluir
  2. Pois entao Livia, bem-feito pra mim! Quanto as listas, estou planejando um mural pra minha cozinha ja, ja! Com direito a uma, de cor preta ou em neon, que sera a lista de afazeres do marido kkkk bjsssss

    ResponderExcluir