quarta-feira, 4 de julho de 2012

Perder peso após a gravidez

Eu engordei uns 12 kilos quando estive grávida do Luka, e após 6 semanas do seu nascimento, já havia perdido quase tudo. Isso porque eu não tinha faxineira nem babá, mas principalmente porque estava amamentando. Eu me alimentava bem para que ele recebesse os nutrientes necessários, e gastava bastante energia cuidando dele, levantando durante à noite, carregando no colo, dando banho, etc etc etc etc etc. Além disso, tenho um cachorro e costumava levá-lo ao parque diariamente, empurrando o carrinho com o Luka.

Depois que o Luka começou a comer sólidos (passada a primeira fase de papinhas sem carne e sem graça), eu passei a comer a mesma comida na minha refeição. E porque até 1 ano de idade eu não colocava sal para ele, eu também não comia alimentos com sal, o que, eu acredito, ajuda bastante para perder peso. Comer junto, e a mesma coisa, é bom para o desenvolvimento do bebê e para estimular que coma melhor. Assim, se eu fizesse um cozido de frango com batata-doce e maçã, por exemplo (hmmm adoro, receita esta no blog!), eu separava minha porção e batia no liquidificador a porção dele – mais para frente eu apenas esmagava com o garfo, para ele comer pedacinhos. Era uma refeição super saudável e sem muitos carboidratos e gorduras. Basicamente, sempre tentei combinar 1 carne com 2 verduras e legumes, ou 1 carne + babata ou pasta + 1 ou 2 verduras. Outro detalhe que acho importante é fazer uma porção exata para você e o bebê (ou mais apenas para congelar), mas a idéia é servir sua porção no prato e comer só o que está ali. Adoro voltar para casa da minha mãe, no Brasil, e ter uma mesa cheia de opções e bastante comida, quando repetimos e repetimos, sem necessidade, apenas porque os olhos são gulosos! Mas aprendi com os ingleses, e aqui na minha casa faço um prato para cada pessoa e pronto. Mesmo quando tenho visitas.

Os lanchinhos da tarde é que são os mais fáceis de cair em tentação. No primeiro ano do Luka eu não dei sal nem açúcar, então não havia tanto doce em volta para deixar vontade. Sempre tive frutas em casa, e comia contente junto com o Luka, que adora uvas, morangos, mexericas, mirtilos, maçãs e ameixas. Assim, não engordava. Hoje em dia ele pede por chocolate, cookies, brownies, sorvete… tudo que é bom ele já aprendeu, e eu dou, sem exageros, e acabo comendo também (ás vezes com exagero!). Mas o truque é tentar comer a mesma coisa que ele, na devida proporção, e ficamos os 2 saudáveis.

Outro truquezinho que uso hoje em dia é o da “falta de eficiência”. Por exemplo, se preciso ir à cozinha buscar uma água, NÃO aproveito para levar o prato que está na sala. Ao invés, faço 2 viagens. Assim fico menos tempo sentada e mais tempo em movimento. Como minha casa aqui na Inglaterra é num estilo “apartamento vertical”, tenho 3 andares e muitas escadas para subir e descer a cada vez que “esqueço” algo sem-querer-querendo – ah mas calma aí, encontrei uma faxineira, esse exercício eu dispenso. Bom, esse truque da ineficiência não tentei e não aconselho com um recém-nascido, que já provoca cansaço o suficiente!

Então, resumindo, minhas dicas para perder peso são:

-      Amamentar
-      Passear bastante com seu bebê
-      Comer a mesma comida que seu filho (sem sal e açúcar!)
-      Não adicionar (ou adicionar muito pouco) sal na sua comida
-      Comer apenas uma porção
-      Estar sempre em movimento

Se além disso tudo você tem tempo e disposição de ir à academia, perfeito! E aquela tática antiga de comprar um roupa linda e ficar se cuidando para usá-la sempre funciona!

Meu braço nunca esteve tão fininho quanto depois de me tornar mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário