segunda-feira, 11 de junho de 2012

Catapora – dia 1


Luka acordou às 9.30 da manhã hoje, muito anormal. Brincou o resto da manhã e almoçou bem, e depois começou a agir como um bebê, pedindo colo e fazendo manha. Pensei que ele estava apenas entediado de ficar em casa – chove há umas 2 semanas e a escolinha estava fechada semana passada (a cada 3 meses as escolas tem 1 semana de folga). Mas no final da tarde percebi que havia um casal de pintinhas embaixo do pescoço… levantei a camiseta já sabendo que ia ver o que não queria: o resto da familia!

Catapora, ou Varicella (nome do virus) é conhecida como Chickenpox aqui na Inglaterra. Ryan ficou zoando o pobrezinho, falando que ele está se transformando em uma galinha, que quando ele acordar amanhã vai ter penas e no outro dia um bico! Lógico que depois ele desmentiu, mas aposto que o Luka ainda ficou pensando nisso depois!

Então, hoje foi o primeiro dia e eu não estou nada animada com os próximos, já que fui informada de que vai aumentar muuuuito a quantidade de bolinhas… querido, vai ficar com o rostinho lindo todo pipocado… E nada de escolinha essa semana de novo, já que tenho que esperar 5 dias para socializar! Não aguento mais brincar de carrossssssssss!!!!!!!!!!!!!!!

A  varicela começa como uma gripezinha, então vem a febre e as pintinhas. O importante é cuidar da febre (aqui utilizamos paracetamol infantil ou ibuprofeno), e cuidar para a criança não coçar muito as feridas e infeccionar, ou deixar cicatrizes. A dica é manter as unhas bem curtinhas.

Para cuidar da pele, minha sogra indicou e comprei creme de calamina, que é óxido de zinco e de ferro, para secar as feridas. A farmacêutica também me indicou um xarope anti-histaminico, que deixa ele meio sonolento mas alivia a coceira (opa, esse eu gostei!). Na internet, descobri que colocar uma colher de bicarbonato de sódio no banho ajuda a cicatrizar mais rápido. Algumas mães também dizem que Dead Sea Bath Salts (tipo “sais do mar morto”) é milagroso.

Agora esperar para ver o que acontece amanhã. Estou com tanta dó do meu pequeno, de ficar todo pipocado! Pesquisei varicela no google, em imagens, e desisti de jantar. Eeeeeeeeeecaaaaaa! Detalhe: estou sentindo muita coceira na costas e barriga, espero que seja psicológico! – deve ser, porque já peguei a doença quando era criança. O conforto é que dizem que é bom pegar cedo, porque na vida adulta pode ser mais complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário