quinta-feira, 7 de junho de 2012

Perdendo a paciência

Hoje acordei mal-humorada. Sono interrompido dá nisso. Luka acordou com a corda toda, como todos os dias, querendo brincar com os carros dele – obcecaaaaaaaaado pelos carros do filme da Disney, já tem uns 40 e está ancioso para ganhar mais no seu aniversário, em julho. Então, mas ele não quer brincar sozinho, quer que eu brinque com ele. Explico que tenho que tirar o pijama, lavar o rosto, arrumar os quartos e tomar uma xícara de café antes de começar o dia. Ele entende, espera, mas se demoro muito, sobe para me chamar. Hoje eu estava sem paciência para receber ordem, e acabei me dando mal.

Luka viu uma caixa de sapato dentro do meu armário e pediu para usar para brincar (ele gosta de fazer um buraco no fundo da caixa e colocar a mão dentro, esconder com um papel ou pano, fechar, e pedir para alguém abrir a caixa para assustar). Acontece que semana passada uma prateleira do armário caiu e o marido ainda não teve tempo (=vontade) de arrumar, então eu coloquei umas caixas embaixo para evitar acidentes. Virei as costas e o Luka puxou a caixa. Eu dei um xilique desses fora de proporção, de mulher louca, meio que gritando “eu falei que NÃO, que não era para pegar a caixa blablablá…” e a carinha dele foi ficando triste, me senti mal, baixei o tom da voz e expliquei o motivo. Luka saiu e foi se esconder no quarto dele. Quando perguntei “você está se escondendo da mamãe?” – “sim” – “por quê?”, tive que engolir uma resposta arrasadora: “because you are not nice with me” (porque você não é legal comigo).

Senti muuuuuita culpa por descontar meu mau humor nele, e ele estava triste de verdade… deu uma choradinha de mágoa, e eu enchi de beijos e carinhos e pedi esculpas, expliquei que fiquei assustada porque achei que a prateleira ia cair, e ele me desculpou mas ficou com carinha triste por mais umas 2 horas (na verdade uns 5 minutos no máximo, mas pareceu muito mais!).

Luka ganhou o dia. Pra compensar minha atitude, fui eeextra legal, inventei um monte de brincadeiras e fizemos bandeirinhas para uma festa de mentira. E adorei. Meu dia foi animado e bem-humorado, Luka ficou contente e ainda gosta de mim (!!)… mas não esqueceu da caixa, já contou para o pai dele quando chegou em casa!

Que mania feia de descontar nossos problemas/humor nas pessoas que amamos! Provavelmente vai acontecer de novo, e talvez eu nem perceba se ele ficar triste, mas não quero ser assim!! Meu filhinho está crescendo, ele vai aprendendo comigo, e eu com ele…

Nenhum comentário:

Postar um comentário