domingo, 3 de junho de 2012

Jubileu de diamente da Dona Bethy

Hoje foi a grande celebração pública dos 60 anos da rainha Elisabeth no trono britânico. Aconteceu no rio Tâmisa, com a chamada “flotilla” – uma procissão de embarcações. Eu queria muito ter ido, mas desisti por causa da chuva. Vendo pela televisão, não fiquei tão triste porque achei que fosse ser mais espetacular. Me pareceu um pouco chato.

O outro motivo para não ir é o tema Luka, levar ou não levar? (Ainda não completou 3 anos). Ontem fomos a um casamento e o levamos. Os casamentos aqui na Inglaterra sempre acontecem de dia, normalmente no final da manhã ou à tarde, seguido de almoço e festa, assim fica mais fácil de levar criança. Lá pelas 18.30, hora do Luka tomar banho e ir para cama, meus sogros foram buscá-lo, e ele dormiu na casa deles. Não pude abusar e pedir que ficassem com ele de novo durante o dia. Levar? Hmm podem me achar meio chata e fresca, que deixo de fazer coisas por causa do meu filho, mas a verdade é que, se acabo levando fico preocupada o tempo inteiro com a segurança e satisfação dele, e não aproveito. Enfrentar trem lotado na ida e volta, filas para tudo, uma multidão nas ruas, ficar em pé esperando o evento começar, ficar em pé assistindo e certamente com o Luka no colo a essas alturas, sem lugar para ele brincar, entediado, sem entender nada, pedindo pra ir pra casa… nãnaninanão! Lembro de quando eu era criança, em Erechim(RS), e era obrigada a participar de uma procissão religiosa que significava pelo menos 1 hora de caminhada e mais uma loooonga missa na Catedral da Nossa Senhora de Fátima, e depois voltar para casa andando… muito muito cansativo, e para uma criança, nada divertido… sem falar que uma missa longa não prende a atenção de mente infantil - a minha distração eram as velas levadas pelos fiés, me desculpem por todas as que apaguei e acendi de novo, espero que não tenha prejudicado vossas preces!
 
Enfim, sei o quanto era difícil participar de eventos adultos quando era criança, então tento poupar o Luka o máximo que puder. Por outro lado, tudo isso faz parte da minha história, das minhas experiências de vida e formação da minha personalidade, e fico feliz por essa vivência (mas poxa mãe, 2 ou 3 vezes na mesma semana era sacanagem!). O dia de hoje é histórico na Inglaterra, país onde meu filho nasceu, e gostaria que fosse marcante para ele também, embora não vá se lembrar no futuro. Dessa vez passou em branco, mas já estou comprometida a participar do próximo grande evento real que acontecer. Ryan imagina que provavelmente será um funeral. Eu pensei no casamento do príncipe Harry, mas, se acontecer logo, também não é tão importante como o do William, herdeiro do trono. Aliás, também deixei de ir a Londres para o casamento Will&Kate, mas foi simplesmente porque imaginei que seria impossível ver algo de perto sem acampar em frente ao Palácio de Buckingham alguns dias antes.

Na escolinha do Luka houve uma festinha na sexta-feira para celebrar o Jubileu. As crianças fizeram bandeirinhas e coroas, aprenderam um pouco sobre realeza, ajudaram a fazer um bolo e brincaram muito. Todos vestidos de azul, vermelho e branco. Luka adorou, mas daqui a uns dias já nem lembra mais. Acho que quem gosta mais de tudo isso sou eu mesma… adoro a idéia de aprender e viver com ele tudo sobre a história e cultura daqui, tão diferente da nossa, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário